O Que É Ser Um Sem-Abrigo
Entende-se por sem-abrigo aquela pessoa sem-teto, que viver no espaço público, alojando-se em abrigos de emergência ou com um paradeiro em local precário ou sem casa. Nós também os encontramos em alojamentos temporários que são destinados para o efeito.
Em 2019 foi feito um estudo realizado no quadro da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas Sem Abrigo, e constatou-se que em Portugal continental há mais de 4.400 pessoas que sofrem desta problemática social.
Os números mostram que há uma tendência clara de haver maior número de pessoas sem-abrigo nas grandes cidades. Só na cidade de Lisboa existem mais de 44,2% destes sem-abrigo. Na região Norte são 32,5% destes sem-abrigo, e na área metropolitana do Porto, 23,8 %. Depois temos na zona Centro cerca de 11,6%, e no Algarve 6,8%. No Alentejo temos menos pessoas sem-abrigo, com os restantes 4,8%.
Investigamos sobre as Ações de Intervenção a nível do Estado e Comunidades, e constatamos que no que toca a ações concretas de intervenção em curso ou planeadas, na sua maioria dirigem-se à satisfação das necessidades básicas dos Sem-Abrigo, seguindo-se a Saúde e os Direitos Sociais:
- As ações para satisfação de necessidades básicas englobam a disponibilização de Cantinas Sociais, Refeitórios, balneários, acesso a tratamento de roupas, lavandarias, higiene pessoal, acesso a medicação, apoio em vestuário, mas também a intervenção das equipas de rua e apoio financeiro.
- O acesso a outros direitos sociais inclui dois tipos de apoio: apoio no acesso a prestações sociais e apoio na regularização de documentação, respostas fundamentais não apenas para a sobrevivência das pessoas em situação de sem-abrigo, mas também para a sua inserção social.
- A área da saúde inclui todas as respostas identificadas ao nível dos cuidados de saúde primários, (os mais frequentes), cuidados de saúde mental e outros cuidados de saúde especializados.
- A referência a duas últimas categorias de cuidados especializados recolhe um número significativamente menor de referências por parte dos municípios respondentes.
Rafael Marchante
📈 Aumento considerável" em Portugal:
157% entre 2014 e 2018.
➕ Mais de 4.400 pessoas que sofrem desta problemática social em Portugal
Apoio da Ong Remar Aos Sem-Abrigo
O que a REMAR PORTUGAL constatou em campo, trabalhando do há mais de trinta anos nesta área, é que grande parte destas pessoas Sem-Abrigo tenham feito deste modo de vida, uma escolha, e outras não!
Há imensas pessoas, e cada vez em maior número, a precisar de uma mão que se estenda para elas, de uma família, de um teto, de recursos, de alguém que as entenda e as aceite como são, pois cada um tem a sua história de vida.
Não se trata apenas de questões económicas, existem outros fatores que levam as pessoas a cair na rua. Por isso a resposta não pode ser apenas económica.
Há uma responsabilidade da sociedade, em geral, e sabemos que cabe ao Estado a principal responsabilidade, ao governo e às autarquias para a resolução do problema, mas A ONG REMAR é uma organização que faz o seu trabalho de maneira Sui Generis, e no seu PROGRAMA REMAR S.O.S. vai ao encontro destas pessoas e faz aquilo que está ao seu alcance, oferecendo alimentos, roupas e o convite para o possível INGRESSO IMEDIATO nas nossas Casas de Acolhimento, GRATUITAMENTE, onde receberão a ajuda e as condições básicas e adequadas à sua situação.
Desde 1989, a REMAR PORTUGAL faz este Trabalho de Voluntariado, e pode alegrar-se pelo elevado número de indivíduos que foram retirados das ruas, recuperados do Álcool e das Drogas, Formando-se profissionalmente, constituindo famílias, tornando-se melhores membros da sociedade e cidadãos exemplares.
Numa sociedade onde a digitalização e o empreendedorismo marcam a agenda, não é aceitável termos milhares de pessoas espalhadas pelos recantos obscuros das ruas das nossas cidades, a dormir enrolados em caixas de cartão…
Nenhum De Nós Pode Ficar Indiferente!
Apoio
Projeto de Ceias de Natal Solidárias
Campanhas Luta contra Drogas e Álcool
Centros de Acolhimento Moçambique












